Textos Publicados

sexta-feira, abril 05, 2013

REFLEXÃO EM LUCAS 16:16




LUCAS 16:16
É costume de alguns crentes  muito empolgados , taxarem de Profeta todos aqueles são convidados a levarem  a mensagem do Senhor.
É preciso entender que a era profética já passou, mesmo porque os Profetas recebiam as palavras diretas da boca de Deus, hoje ouvimos através do Espirito Santo, que nos mostra e nos inspira para levar a Palavra de Deus.
No Evangelho de Lucas 16:16, Jesus mesmo diz que a era Profética encerra-se em João Batista. Vers. 16  A lei e os profetas duraram até Joäo; desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Jesus é a porta de entrada para o Reino.
Fica claro a declaração de Jesus, que João Batista marcou o fim do ministério Profético e não só a era Profética como também a Lei, porque em Jesus cumpre-se a Lei, por Ele ser o único capaz de cumprir-la por ser Santo, Justo, e o Sacrifício Perfeito.
17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
A meu ver o Reino precisa mais de crentes centrados na Palavra, porque essa missão é muito importante e as pessoas  precisam saber das coisas corretamente.
O Reino é alicerçado na verdade e essa verdade é o que deve ser ensinada.
Em Mateus 11
11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, näo apareceu alguém maior do que Joäo o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
12 E, desde os dias de Joäo o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até Joäo.
14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

15 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Carlos Alberto Silva

sábado, março 30, 2013

DESERTO, LUGAR DE APRENDIZADO - 01




DESERTO ,LUGAR DE APRENDIZADO - 01
Deuteronômio 8:1-10
Se tem um lugar que ninguém quer atravessar ou  passar algum tempo por menor que seja,  é o deserto. Os desertos evocam terras áridas e desabitadas, onde o fenômeno da vida é muito complicado. A verdade é que são ecossistemas com flora e fauna que cobrem pouco mais da quinta parte da superfície terrestre do planeta. "O deserto é uma terra de extremos". Um deles é a brusca mudança de temperatura entre dias muito quentes e noites frias. E ainda são, sobretudo, radicais no sistema de chuvas: estas brilham por sua ausência.
Mas com todas estas características, eu posso dizer que o deserto é um lugar de aprendizado, porque não tem como não aprender no deserto. Sua metodologia de ensino  é terrível porque envolve solidão, Resistência e principalmente convicções. Mas vamos sair dele com algum aprendizado, com certeza.
Lugar escolhido por Deus, para ensinar seu povo . A obediência, a dependência, humildade e principalmente a sua soberania, tende como recompensa o seu amor paternal. O deserto é um dos cenários mais intrigantes da geografia e também motivo de inspiração dos poetas em todos os Salmos que lemos nas Escrituras. E em um dos momentos de inspiração e gratidão a Deus, pela libertação dos cativos, o Salmista cita um dos mais lindo segredo do deserto e esse era o Neguebe. “Senhor restaura a nossa sorte como as correntes do Neguebe.” Salmo 126:4
O deserto é o teatro predileto das manifestações Divinas, criteriosamente procurando o ator principal, para ensaiarem no deserto, antes de realizarem os feitos gloriosos.
VEJAMOS AS NARRATIVAS BÍBLICAS:
O ÊXODO DE ISRAEL (cf. Números 33:1-6) Não houve em momento algum nas narrativas Bíblicas tamanha manifestação de poder visíveis, como houve  na caminhada de Israel pelo deserto rumo a terra prometida.
A caminha de Israel pelo deserto foi marcada também por muitas decepções, tristezas, muita incredulidade quanto ao sustento de Deus em todas as áreas da vida daquele povo. Essa lição eles não aprenderam mas ficou registrado para o nosso  aprendizado  na caminhada com Deus.
DAVI – (cf. I Samuel 23: 14-15) O deserto de Zife foi o cenário, onde Davi se escondeu de Saul. Como entender  certas situações na vida de uma pessoa, Davi vem de uma vitória grandiosa ao derrubar o gigante Golias, provando assim ser um homem de muita coragem, mas o que se vê é Davi se escondendo na caverna de Adulão  no cap. 22 e logo depois atravessa o deserto de Zife com medo de Saul.
Mas em Zife ele experimenta, qual deve ser a sua ação e reação quanto aquela situação incomoda que se encontrava. E lá também ele provou o cuidado sem limite de Deus para com a sua vida. ( cf. o v.14  E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus näo o entregou na sua mäo.)
ELIAS – ( cf. I reis19:4-8) Mais um que o deserto acolheu para mostrar que ali na solidão toda fraqueza humana aflorava, vendo na  morte a saída para aquela situação agonizante. Ele que vinha de grande vitória, agora pedia pra morrer.
Mas é que reagimos quando estamos no deserto, achamos que estamos só, desamparado e jogado a própria sorte, mas o que aprendo em todas essas narrativas é que quanto maior o nível de angustia que enfrentamos  maior é a presença paterna de Deus. (cf. II Corintios 1: 3-6 ) 3-Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4-Que nos consola em toda a nossa tribulaçäo, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolaçäo com que nós mesmos somos consolados por Deus.
5-Porque, como as afliçöes de Cristo säo abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolaçäo por meio de Cristo.
6-Mas, se somos atribulados, é para vossa consolaçäo e salvaçäo é; ou, se somos consolados, para vossa consolaçäo e, salvaa qualçäo se opera suportando com paciência as mesmas afliçöes que nós também padecemos;
JOÃO BATISTA – ( cf. Lucas  1:80) 80-E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel. A situação de João Batista já é diferente dos outros por que, os outros foram parara no deserto mediante as suas dificuldades e limitações, mas João foi para o deserto justamente para se preparar par uma importante missão. Anunciar vinda do Messias.
O prova mais uma vez que o deserto é lugar de aprendizado, e João veio tão preparado que considerado por Jesus como um grande e importante  personagem: (cf. Mateus 11:11) Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, näo apareceu alguém maior do que Joäo o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
JESUS – (cf. Mateus 4:1-11) Volto afirmar que o deserto é lugar de aprendizado,      1-Entäo foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. A importância que deserto teve para o ministério de Jesus foi essencial e necessário para que saísse dali em condições de cumprir uma missão que ninguém nem anjo e nem homem poderiam cumprir. Aprova disso é que Ele passou 40 dia sem comer, e sem beber.
Ao vencer a prova dos 40 dias no deserto, Ele mostrou ao diabo e ao mundo a sua autenticidade Messiânica, mostrou a sua força para vencer a morte o pecado e o diabo representado pela maldição que a cruz representava. A vitória de Jesus foi tão ampla que incluiu o deserto, ficando assim aberto a possibilidade de com Jesus adentrarmos no deserto e sairmos vitorioso.
Jesus no deserto se engrandeceu.
Sem família, distante da cidade natal, longe do convívio social e por fim sai do anonimato, para tornar-se do povo por inteiro  e cumprir a sua missão de libertador do povo oprimido. Sem passar pelo deserto, nunca estaremos preparados para enfrentar os obstáculos em nossa caminhada com Cristo.
Foi no deserto que Agar teve uma experiência fantástica com Deus, ela experimentou um cuidado que ninguém tinha dispensado a ela, nem seus senhores a quem ela serviu tanto tempo. (cf. Gênesis 21:14-21) versículo 17- E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Näo temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
Carlos Alberto Silva

terça-feira, março 26, 2013

JESUS PAGA IMPOSTO





JESUS PAGA IMPOSTO
Mateus 17:24-27
Em toda história da humanidade o imposto sempre foi um assunto chato de se tratar, e que não é bem visto pela sociedade mediante o real  destino.
Pagar imposto é uma obrigação de todo  cidadão, mesmo sabendo que muitas das vezes o seu destino não segue as normas pelo qual ele foi criado. E a cobrança dos impostos em Israel era muito rigoroso e muitas das vezes cruel, ao ponto de se tornar uma maldição na vida do povo Judeu.
Eu digo maldição, porque em Jerusalém a cobrança de imposto era abusiva e opressora principalmente no período em que  Roma tinha implantado o seu poder sobre ela, e a partir de Zaqueu podemos tirar essa triste conclusão. Ele era um Judeu e cobrava com sagacidade os impostos sempre a mais do valor devido aos seus conterrâneos, mas que graça ao seu encontro com Cristo ele reconheceu e também se propôs a devolver o que injustamente tinha recebido dos contribuintes. Lucas 19:1-10
E essa é a nossa realidade aqui em nosso país, temos uma carga tributária cruel e desumana, porque só um usufrui, e é justamente o governo. Altos salários, viagens, hospedagens, transporte para ir e vir , gratificações  e tudo isso por conta dos impostos recolhidos pela Nação.
Mas voltando ao texto, pagar o imposto para Jesus não era nenhum problema, o problema era que ao ser abordado e incomodado com a pergunta do cobrador de imposto ele via mais uma vez o direito não ser respeitado. E ao ser cobrado ele via a falta de conhecimento e de consideração a uma conquista que ele tinha herdado por ser descendente de Davi, que era a isenção de pagar imposto.
Esse decreto incluía toda descendência de Davi e Jesus não poderia ficar de fora dessa conquista que está citada no livro do sacerdote Samuel. (cf. I Samuel 17:25) “ e diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. Há de ser, pois, que ao homem que o ferir o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará isenta de impostos a casa de seu pai em Israel.”
Então meus queridos essa foi questão e o empasse pois nem mesmo Pedro sendo Judeu sabia desse fato que era de grande importância para a confirmação da veracidade Messiânica de Jesus. Assim como esse fato, muito outros aconteceram pela falta de conhecimento dos fatos e por incredulidade e digo mais, por não querer abrir a mente para uma nova possibilidade real de mudar o quadro da sua vida de sua família e até de 
Jerusalém como cidade.
No versiculo 27, Jesus diz que para evitar escandalos ele pagaria, e mandou pedro pegar o dinheiro na boca do peixe e pagar não só o dele mas o de Pedro também. 
Assim como Jesus nós também hoje não temos como usufruir  daquilo que herdamos da parte do Messias. E só nos resta pedir, VEM SENHOR JESUS, VEM.
Carlos Alberto Silva

segunda-feira, março 25, 2013

GUARDA O TEU CORAÇÃO



GUARDA O TEU CORAÇÃO
Provérbios 4:23
Esse título nos faz lembrar alguma campanha de clínica cardiológica, mais é tão sério quanto o que se encontra escrito no livro de Provérbios.
O sábio Salomão em seu livro nos adverte quanto ao perigo que representa o coração humano. Não o coração, (órgão que bombeia sangue para todo o corpo) mas o que representa o centro ou a base da arquitetura humana. O coração ou a mente humana, que no seu íntimo pode arquitetar, planejar, representar e até  omitir sentimentos tantos saudáveis quanto devastadores.
Podemos conviver com pessoas  que aparentam ter um coração puro mas no íntimo nutre sentimentos tão doentios a ponto de ficarmos estarrecidos ao descobrir. Já tem outras pessoas que expressam tranquilamente os seus reais sentimentos negativos em relação ao seu próximo. E não é por acaso que Jeremias adverte quanto ele ser enganoso. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9
Há um ditado popular que diz que “coração é terreno que ninguém pisa ou conhece” Salomão com sua experiência de  Rei nos orienta da seguinte forma: “de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração” ou seja devemos guardar os olhos, a língua, os pés e mais ainda o coração por que dele é  que procedem , o homicídio, inveja, ciúme, lascívia, corrupção, ganância e a  blasfêmia contra todos que o cerca.
A natureza humana é complexa e imprevisível, e trazendo essa reflexão para os dias atuais ficamos a pensar e ver que os anos e séculos se passaram mais o que não mudou foi as praticas bárbaras e horrendas praticada pela  natureza humana. E é extremamente errado pensar que em algum momento a natureza humana  foi diferente de uma época para outra.
Tudo começou no Éden, e entre esse tudo está o “bem e mal” e o que fica de herança é o mal que herdamos depois da queda do homem, e a partir daí a mente ou coração do homem começa a dar asas a sua imaginação e pratica-las.
E dentro desse contexto, podemos observar que as narrativas Bíblicas no AT e NT as práticas maquiavélicas vinham de pessoas que exerciam o poder como os Reis e Sacerdotes e até levita. E Jesus dá uma alfinetada nos fariseus ao citar a Parábola do bom Samaritano, porque ela nada mais é do que o raio X da natureza humana. E ao vislumbrar os dias atuais ficamos com o coração triste ao assistir os jornais na TV e ver as notícias na internet, e com isso fica claro que há uma epidemia de loucura, porque a sociedade antes colocava a culpa de toda maldade nos negros pobres e ignorantes da periferia. Agora fica latente que a sociedade burguesa também tem a sua parcela de culpa pois  nutre em seu coração a prática da opressão, do preconceito e da exclusão social.
Hoje a maldade tem uma  cara indefinida, pois a sua prática vem tanto da periferia quanto dos grandes centros, e é praticada pela classe pobre, média, rica ,  civil e militar, aluno e professor, político e eleitor e por fim ela adentra na esfera eclesiástica, e esse aglomerado de maldade traz insegurança e incredulidade quanto a possibilidade do amor de Deus trazer uma nova perspectiva de vida para todos.
Ao verificar todo o capitulo 4 de provérbios, podemos ver que é um pai aconselhando seu filho a guardar o seu coração do mal e ser prudente quanto a ter um coração bom ético justo e verdadeiro e que se ele colocasse esse ensinamento em prática, com certeza teria uma vida feliz porque. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte” Pv 14:12.
E a indiferença com que os jovens reagem aos conselhos dos pais, é que temos visto  um numero bem expressivo de mortalidade juvenil, em nossa cidade e porque não dizer em nosso estado. E a sociedade foge do compromisso de conduzir a sua família dentro dos preceitos Bíblicos procurando um bode expiatório para encobrir suas negligencia quanto a sua responsabilidade de chefe de família.
KARDIA) É a palavra grega para o  coração e que possui um significado semelhante ao sentido na língua Judaica  que é (homem interior, o homem que pensa, que raciocina e que tem consciência).
De toda criação o homem é único ser pensante e livre para decidir as suas práticas de comportamento perante sociedade. E como entender que um ser pensante tenha como prática de comportamento a violência e um espirito destruidor de lares de bens públicos e tudo que toca gera destruição. E por isso nem sempre o homem é fruto do meio. Como um politico de família tradicional, um juiz com toda sua autoridade e etc. se envolve em roubo e corrupção no ato de fraudar as finanças da Nação.
Se o homem é um ser pensante, então sobre ele pesa a responsabilidade de arcar pelos seus atos e ser corrigido severamente pela justiça que é tida como soberana.
Portanto esse conselho de Salomão é muito oportuno e necessário não só em nossa vida prática, mas em nosso relacionamento com Deus. Porque Ele conhece o nosso coração e não se deixa enganar. E fica valendo a lei da semeadura “tudo que o homem plantar o seu fruto colherá”
Os versículos seguintes:
24 Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios.
25 Dirijam-se os teus olhos para a frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti.
26 Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos.
27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais.
Hilda Hilst

Carlos Alberto Silva

sábado, março 23, 2013

LETRAS E PALAVRAS



                    LETRAS E PALAVRAS
Traços, linhas e círculos que formam letras
Letras quando soltas e vagando pra que serve?
Quando juntas mostram poder
Poder de formarem palavras
Palavras que geram contos e poesias
E o ápice dessa união é o livro.
Livro que transforma
Indoutos em mestres
Escravos em livres
Liberdade de expressão
Livres para analisar as falas dos mestres
Pois somos a voz dos livros.
O que seria dos livros
Se as letras fossem indomáveis?
O mundo seria indecifrável
Não haveria como discernir
O sábio do ignorante
A verdade  do veneno da mentira
O mundo ficaria estagnado
Não haveria o diálogo
Os dias não seriam contados
E os fatos não seriam escritos                                                                                                                            
Seria um mundo sem memória
Memória é falha o livro é perene
Letras vagando de nada valem
Unidas mostram poder
Poder de criar poetas
Que ousam descrever sentimentos
Por que escrever é mais fácil do que falar
Sem as letras não há fala nem escrita
E que importância teria o papel?
O papel precisa das letras para contracenar
Feliz de quem é íntimo  das letras
Porque elas formam palavras
Palavras que incriminam
Quem não é digno dela expressar.
Carlos Alberto Silva

Nenhum comentário:

Seguidores

BLOGS RECOMENDADOS

"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir." (Martinho Lutero)